Perspectivas
Arte. Tempo. Espaço
Seminário de Pesquisa em Artes PPGAV/UFRGS
A partir da reflexão sobre a contemporaneidade no livro O que é o contemporâneo? e outros ensaios (2009) Giorgio Agamben afirma que ser contemporâneo é manter o olhar fixo em seu tempo para que seja possível, dessa forma, não apenas perceber mas igualmente encarar o escuro de seu tempo. Neste momento, em que enfrentamos o obscurantismo manifestado violenta e simbolicamente através de políticas autoritárias destinadas a extinguir não somente a produção de conhecimento nas Universidades Públicas do país como também – e, mais cruelmente – as identidades e vidas de milhares de brasileiros, faz-se necessário repensar o nosso lugar como artistas e pesquisadores da área de Artes Visuais no Brasil como uma maneira de identificar e resistir aos problemas de nosso tempo e trazer à luz pesquisas que se dediquem à discuti-los.
Assim, para que possamos refletir acerca do que é ser contemporâneo, é preciso também compreendermos o tempo como um elemento mutável relacionado diretamente ao espaço, instigando dissipar a dicotomia tempo-espaço. Logo, pensar nos modelos de espaço significa também jogar com as linhas do tempo e vice-versa. A partir dos estudos de Doreen Massey desenvolvidos em Pelo Espaço: Uma Nova Política da Espacialidade (2005), nos intriga pensar o espaço como um processo aberto, em constante transformação – econômica, cultural e política – o espaço também é dinâmico e estimula o conflito e a discussão sobre as relações entre os diferentes agentes sociais internos e externos ao campo da arte.
Portanto, tempo e espaço são elementos relevantes para se pensar a contemporaneidade e, consequentemente, o desenvolvimento do campo artístico. Neste sentido, convidamos pesquisadores brasileiros a pôr em perspectiva a construção dos discursos que categorizamos como História da Arte e Artes Visuais, a partir do compartilhamento de suas pesquisas, realizando uma atualização sobre o que aprendemos a reconhecer como arte igualmente considerando o desenvolvimento das disciplinas na atualidade e suas atuações na contemporaneidade.

Inscrições encerradas
Estudantes de pós-graduação (em nível de mestrado ou doutorado) em Artes ou áreas afins que desenvolvam pesquisas acerca da produção artística poderão submeter resumos expandidos para apresentação em formato de comunicação. Caberá ao Comitê Científico selecionar os trabalhos a serem apresentados. O envio de submissões é gratuito.
Não há eventos no momento
Prazo para submissões
05/07 a 09/08/2021
Recebimento das submissões das propostas de
comunicação em formato de resumo expandido.
SESSÕES TEMÁTICAS
Sugere-se que os participantes escolham uma dentre as sessões temáticas para enviarem suas propostas. No entanto, também acolheremos pesquisas que se dedicam a discutir a arte, o campo artístico, e as diversas disciplinas que o compõem a partir de abordagens e enfoques diferentes dos aqui apresentados.
PRÁTICAS EM TRÂNSITO
Deslocamentos para além das bordas disciplinares
ESTRUTURAS DE PODER
Instituições e relações sistêmicas da arte
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS
Escritos de artista, relatos e teorização do fazer
HISTÓRIA E TEORIA DA ARTE EM PLENA ESCRITA
Revisões e reflexões em face ao contemporâneo
ENTRE ESPAÇOS E HISTÓRIAS
A arte como lugar da memória
Conferências confirmadas

Rafael Bqueer
Rafael Bqueer (Belém/ Pará, 1992). Tem formação pelo curso de Artes Visuais da UFPA. Trabalha com múltiplas plataformas como fotografia, vídeo e performance. Em seu trabalho, Bqueer investiga o impacto do colonialismo e da globalização por meio de ícones da cultura de massa recontextualizando às complexidades sociais, raciais e políticas do Brasil. Combinando ações com montações que cruzam sua memória com a infância, a obra de Bqueer aborda a questão do racismo, trazendo suas experiências com os desfiles das escolas de samba, arte drag e a cultura de massa das periferias para questionar os símbolos eurocêntricos de poder, bem como a ausência de narrativas afro-brasileiras e LGBTQIA+ na arte-educação e em instituições de arte.
Participou de exposições nacionais e internacionais, destacando : “Against, Again: Art Under Attack in Brazil"- Nova York (2020) e a individual “UóHol” no Museu de Arte do Rio (2020).
Suas obras fazem parte das coleções do Museu de Arte do Rio (MAR) , Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e Museu do Estado do Pará (MEP).

John Fletcher
Professor Adjunto dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, Faculdade de Artes Visuais (FAV/ UFPA), e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri/UFPA). Doutor em Antropologia pelo PPGA/UFPA e Mestre em Artes pelo PPGArtes/UFPA. É membro da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA).
Comitê Científico
Adauany Pieve Zimovski (PPGAV-IA-UFRGS)
Charles Monteiro (PPGAV-IA-UFRGS/PUCRS)
Elias Edmundo Maroso (PPGAV-IA-UFRGS)
Júlio César da Rosa Herbstrith (PPGAV-IA-UFRGS/FEEVALE)
Lucas Frota Strey (PPGAV-IA-UFRGS)
Mariane Rotter (PPGAV-IA-UFRGS/UERGS)
Nilza Colombo (PPGAV-IA-UFRGS/FEEVALE)
Comitê de Organização
Ademilton Azevedo de Arruda Júnior (PPGAV-IA-UFRGS)
Alexsander Candido de Britto (PPGAV-IA-UFRGS)
Amanda Patron (PPGAV-IA-UFRGS)
Nilza Colombo (PPGAV-IA-UFRGS)
Profa. Dra. Niura A. Legramante Ribeiro (UFRGS) - Coordenadora
Prof. Dr. Paulo Antônio de M. P. da Silveira (UFRGS) - Coordenador
Realização

